Rede Integridade Clima

RPIIC realiza I Seminário sobre Litigância Climática e Desinformação aponta caminhos para responsabilização e transparência

Data da Publicação: 3 de outubro de 2025

A Rede de Parceiros pela Integridade da Informação Climática (RPIIC) promoveu nesta terça-feira (30) o I Seminário “Diálogos sobre Litigância Climática e Desinformação”, reunindo representantes do sistema de Justiça, pesquisadores e organizações da sociedade civil. 

Letícia Capone, da secretaria da RPIIC, destacou na abertura do evento virtual a relevância do tema diante do aumento expressivo da desinformação na atualidade. Participaram do debate Eduardo Henrique Aguiar (MPF/MG), Rafael Portella Campos (Defensoria Pública) e Guilherme Cintra (AGU) que discutiram a complexidade da litigância climática e dos processos de responsabilização por desinformação socioambiental.

No debate geral, foram analisados os instrumentos jurídicos para enfrentar a desinformação socioambiental e climática e seus desafios. Os participantes reforçaram a necessidade de parcerias entre instituições de Justiça, academia e sociedade civil para fortalecer a produção de provas técnicas e a confiança social.

Os trabalhos da Rede 

A programação contou ainda com a apresentação de publicações da Rede: o Panorama da Desinformação Climática no Brasil (Eixo 1: Pesquisa e Acompanhamento do Debate Público Digital), o Guia para Atuação Jurídica pela Integridade da Informação Climática (Eixo 4: Responsabilização e Proteção de Direitos) e a Carta de Compromisso para Empresas, Plataformas e Anunciantes (Eixo 5: Incentivos à Integridade da Informação). 

A RPIIC anunciou a realização de um novo Ciclo de Debates, desta vez em Brasília (DF), no Instituto Serzedello Corrêa, no dia 13 de outubro. A Rede discutirá os avanços, desafios na área, e apresentará produtos resultantes dos diálogos e estudos entre as organizações-membros. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) participará abordando o Capítulo Brasileiro da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima, lançada por Brasil, e que tem apoio da UNESCO.