Belém, 13 nov – A Rede de Parceiros pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima (RPIIC) anunciou, durante a COP-30, o lançamento de seis novos instrumentos colaborativos destinados a fortalecer a integridade e a transparência da informação climática no Brasil. O anúncio ocorreu em um painel significativo que destacou a sinergia entre o governo e a sociedade civil organizada na resposta ao desafio da desinformação climática.
O evento, intitulado “Integridade da informação e ação climática no Brasil: sinergias entre governo e sociedade civil”, foi promovido pela RPIIC em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), no dia 13 de novembro, no Pavilhão Brasil, na Zona Verde da COP-30.
Secretariado e Pontos Focais da RPIIC Um marco para a ação climática e a integridade da informação
O painel celebrou o trabalho coletivo de mais de 130 organizações parceiras da RPIIC, incluindo organizações ambientais, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, e a comunidade científica e acadêmica. Este esforço conjunto resultou na elaboração de documentos estratégicos focados na promoção de um ecossistema informacional mais íntegro e alinhado à urgência climática.
Os novos instrumentos apresentados são:
Diálogo de alto nível
A mesa do painel contou com a presença de Nina Santos, secretária-adjunta de Políticas Digitais da Secom-PR, e Letícia Capone, do Secretariado da Rede, com mediação de Agnes Franco, também do secretariado da RPIIC.
A apresentação detalhada dos documentos ficou a cargo dos pontos focais dos Grupos de Trabalho da Rede: Paula Piccin (IPÊ), Laura Leal (Greenpeace), Samantha do Carmo (AJOR), Cristiana Losekann (LAPAJ), Bia Barbosa (Repórteres Sem Fronteiras) e Madrilena Feitosa (UFPB). Nelcina Tropardi, da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), também demonstrou apoio à Carta de Compromisso, reforçando o engajamento do setor privado.
Ao concluir o lançamento, João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secom-PR, destacou o papel crucial da RPIIC no Capítulo Brasileiro da Iniciativa Global pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima. “Ter desenvolvido esses documentos em tão pouco tempo demonstrou o comprometimento da Rede e fortaleceu o diálogo entre sociedade e governo”, afirmou Brant, ressaltando o desafio de articular órgãos governamentais e engajar demais atores na causa.
Os novos instrumentos representam um avanço significativo na proteção do espaço informacional contra a desinformação, garantindo que a ação climática no Brasil seja baseada em dados e fatos científicos.
Fotos: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia/PR