A Rede de Parceiros organiza sua atuação de acordo com a Estrutura de Governança, elaborada e adotada por meio de consulta entre as organizações que a compõem. A Estrutura de Governança é composta por:
A. Membros da Rede
B. Pontos Focais
C. Secretariado
Os membros da Rede se organizam por meio de eixos temáticos. Cada eixo elege até três organizações que atuarão como Pontos Focais, contribuindo para articulação do respectivo Eixo e apoio na execução das prioridades pelos membros elencadas. Abaixo, os eixos e seus respectivos Pontos Focais:
Relacionado à elaboração de estratégias de comunicação para enfrentar narrativas desinformativas sobre a mudança do clima, inclusive quanto à produção, disseminação e distribuição de conteúdos voltados para diferentes públicos, e à formação e capacitação de comunicadores e influenciadores digitais.
Relacionado ao apoio ao jornalismo com foco em cobertura socioambiental, sobretudo em áreas que configuram desertos de notícias e em locais especificamente afetados pela mudança do clima, e ao fortalecimento de políticas e mecanismos de proteção de jornalistas, comunicadores científicos e ambientalistas.
Completando a Estrutura de Governança, o Secretariado é responsável pela coordenação geral da Rede, tarefa executada pelo Instituto Democracia em Xeque, representando a sociedade civil, e SECOM, que representa o Comitê Gestor brasileiro.